Chloranthaceae

Hedyosmum neblinae Todzia

Como citar:

Monira Bicalho; Gláucia Crispim Ferreira. 2022. Hedyosmum neblinae (Chloranthaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

74,885 Km2

AOO:

16,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Filardi e Leitman, 2022). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — no município Santa Isabel do Rio Negro.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2022
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Gláucia Crispim Ferreira
Categoria: LC
Justificativa:

Arbustos a árvores com até 10 m de altura (Todzia, 1988), não endêmica do Brasil, que possui registros no estado do Amazonas — no município Santa Isabel do Rio Negro. Ocorre na Amazônia, em diferentes fitofisionomias de floresta ombrófila (Filardi e Leitman, 2022). Apresenta EOO igual a 60km² e AOO igual a 8km², e registros em Unidades de Conservação. Apesar dos baixos valores de EOO e AOO poderem enquadrá-la como ameaçada, todos os registros conhecidos estão localizados em uma área preservada do Parque Nacional do Pico da Neblina. Somado à isto, não existem dados de declínios populacionais para aplicação de outros critérios. Assim, a espécie foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (expedições botânicas direcionadas a buscar pela espécie na localidade típica e em outras localidades próximas são necessárias para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional) a fim de ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Último avistamento: 2017
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Neotrop. Monogr. 48: 61, 1988. É afim de Hedyosmum gentryi, mas difere pelas folhas amplamente elípticas com bainhas verrucosas (não lisas) e margens crenadas (não serrilhadas) (Todzia, 1988).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Arbustos a árvores com até 10 m de altura (Todzia, 1988). Ocorre na Amazônia, em Floresta Ombrófila (Filardi e Leitman, 2022).
Referências:
  1. Filardi, F.L.R., Leitman, P.M., 2022. Chloranthaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB81714 (acesso em 30 de maio de 2022)
  2. Todzia, C.A., 1988. Chloranthaceae: Hedyosmum. Flora Neotrop. 48, 1–138.

Reprodução:

Fenologia: flowering (Dec~Apr), fruiting (Dec~Apr)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Tapuruquara e Parque Nacional do Pico da Neblina.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.